Dinâmica econômica municipal: RS e SC
Para conhecer e analisar a realidade e os distintos níveis de desenvolvimento dos diversos municípios, foram utilizadas informações primárias e secundárias. O levantamento de informações primárias foi realizado através de entrevistas e reuniões com Pessoas e Entidades, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e lideranças locais de todos os municípios que estão na área de ação estatutária da Cooperativa nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (estudos futuros também vão abranger os municípios de Minas Gerais).
As informações secundárias, de caráter econômico, social e ambiental, foram obtidas nas distintas bases de dados governamentais e setoriais, em que se destacam o Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET) da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia e o Cadastro Ambiental Rural do Ministério do Meio Ambiente.
As variáveis quantitativas foram analisadas a partir de técnicas de estatística descritiva e as variáveis qualitativas a partir da técnica qualitativa de análise de conteúdo.
Confira abaixo o relatório regional “Empreender, Inovar e Transformar: uma contribuição para o Planejamento do Desenvolvimento Regional”, que apresenta a síntese dos resultados. Acesse também os relatórios municipais, com o perfil socioeconômico e ambiental dos municípios que estão na área de atuação da Sicredi Conexão nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catariana.