Quem somos
Aceleração Regional
O objetivo do Projeto Aceleração Regional, mais tarde convertido em Programa Aceleração Regional, é fomentar as dinâmicas de cooperação, empreendedorismo e inovação nos municípios pertencentes a região de abrangência da Cooperativa.
Neste contexto, foi realizado um amplo e detalhado estudo para estimular e subsidiar as discussões relativas aos desafios, oportunidades e potencialidades presentes na área de atuação da Sicredi Conexão. Os resultados deste estudo foram alcançados devido ao esforço coletivo e integração de múltiplas equipes, entre as quais:
-
Direção, Diretoria Executiva, Colaboradores e Associados da Sicredi Conexão;
-
Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA/UFSM);
-
Representantes de Entidades Públicas e Privadas, Lideranças Regionais, Imprensa, Formadores de Opinião e Voluntários.
A primeira fase, em 2019, contemplou o conhecimento da realidade e engajamento das forças vivas da sociedade. Na segunda fase (2020-2021) o objetivo foi a formação e instrumentalização dos agentes de desenvolvimento regional e, na terceira fase, o que se almeja é estimular o protagonismo do local nos processos que envolvem o Planejamento do Desenvolvimento Local e Regional.
Neste aspecto, o projeto evoluiu de forma consistente e hoje se constitui enquanto um programa, sendo compartilhado com a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, em um verdadeiro trabalho de intercooperação.
Sendo assim, com o protagonismo da Sicredi, apoio técnico e institucional da UFSM e cooperação de diversos segmentos da sociedade, em que se destacam os representantes das entidades públicas e privadas, ligadas aos diferentes setores da economia e da comunidade, a iniciativa Aceleração Regional passou a ser uma realidade e contribuir para subsidiar as reflexões sobre o desenvolvimento, que são realizadas nos mias distintos espaços dos setores público e privado.
Até o presente momento, a iniciativa permitiu conhecer e analisar a realidade e os distintos níveis de desenvolvimento dos diversos municípios, a partir de informações primárias e secundárias. O levantamento de informações primárias foi realizado nos municípios dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde foram realizadas entrevistas e reuniões com pessoas e entidades, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e lideranças locais.
As informações secundárias, de caráter econômico, social e ambiental, foram obtidas nas distintas bases de dados governamentais e setoriais, em que se destacam o Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET) da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia e o Cadastro Ambiental Rural do Ministério do Meio Ambiente (CAR).
O Portal do Aceleração Regional almeja estimular a criatividade para responder as seguintes perguntas:
-
O que fazer com as informações econômicas, sociais e ambientais?
-
Como elas podem ajudar empreendedores locais e membros da sociedade civil organizada?
-
Como elas podem ser úteis aos gestores públicos?
-
Elas podem contribuir na formação de cidadãos virtuosos?
-
Quais pontes precisamos fortalecer?
Sicredi Conexão
Somos o Sicredi, e escolhemos trilhar um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para o seu desenvolvimento financeiro.
A gente entende que as melhores escolhas são aquelas que trazem resultados para todos. Oferecemos mais de 300 produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo para você, para a sua empresa e para o seu agronegócio.
Mas o que nos faz diferentes é que ao se associar, você adquire uma pequena cota da sua cooperativa, passando a ser dono do Sicredi, tendo voz sobre as decisões do negócio e participando dos resultados.
Seja na condição de protagonista ou de parceira, a Cooperativa desenvolve diversas iniciativas, projetos e, junto de seu quadro de associados, atua pelo Desenvolvimento Regional. Para isso, conta com diversas entidades parceiras.
A Sicredi Conexão é uma das mais de 100 Cooperativas integrantes do sistema Sicredi, com sede em Rodeio Bonito/RS. Cooperamos com o crescimento dos associados nos pontos de atendimento da Cooperativa, instaladas no norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul de Minas Gerais. Saiba mais sobre nossa área de atuação clicando aqui.
Sobre a UFSM e o NPEA
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi a primeira instituição federal de ensino superior criada fora de uma capital brasileira. Sua sede está localizada no município de Santa Maria (RS) e conta com campi em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. Atualmente, a UFSM oferece 280 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, educação básica e técnica. A comunidade acadêmica é composta por aproximadamente 27 mil estudantes e cerca de 4.5 mil servidores, entre docentes e técnico-administrativos.
A missão institucional da UFSM é construir e difundir o conhecimento, formando pessoas capazes de inovar e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Sua visão é ser reconhecida como uma instituição de excelência na geração e disseminação do conhecimento, atuando de forma inovadora e sustentável em prol do desenvolvimento social.
Entre os valores que orientam a atuação da UFSM, destacam-se o compromisso com a educação e com o conhecimento, pautados na liberdade, democracia, ética, justiça, respeito à identidade e à diversidade, responsabilidade social, inovação e responsabilidade institucional.
No âmbito da UFSM, o Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA) é o responsável pelas ações institucionais vinculadas ao Programa Aceleração Regional. Sediado no campus de Palmeira das Missões, o NPEA é certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é composto por professores e estudantes vinculados aos Departamentos de Ciências Econômicas e de Administração da UFSM.
Para saber mais sobre o NPEA, clique aqui.